14.8.13

Bolo de chocolate


Ontem foi o aniversário da Rita, a minha "stepkid" (gosto mais desta expressão, porque acho 'enteada' uma palavra feia...). A Rita gosta muito de chocolate e de surpresas.

Este é um bolo que se faz depressa, com poucos ingredientes, sem forno, mas convém estar algumas horas (pelo menos 10/12h) no frigorifico. 

Ingredientes:
Bolachas shortcake de chocolate
Natas para bater
Açúcar
Cacau/morangos/smarties - para decorar

Nem precisava de explicar, porque só com a lista dos ingredientes chegavam ao resultado final, mas vou-vos contar os truques que uso:

O nr de pacotes de bolachas que uso varia consoante o prato onde vai ser montado o bolo e o nr de gulosos convidados. Normalmente com 4 ou 5 pacotes já faz um bolo vistoso (ontem usei 7!).

A quantidade de natas é proporcional à das bolachas, claro. 2 pacotes de 200ml chegam para a quantidade de bolachas habitual (ontem usei 3!).

O bolo é composto por camadas alternadas de bolachas e natas, previamente batidas com açúcar a gosto.

Truques:
. Ao bater o primeiro pacote de natas, não deixar engrossar demasiado para que as bolachas possam absorver bem o creme, ficando macias ao fim de umas horas.
. Pincelar a parte de baixo das bolachas que compõem a primeira camada, com as natas batidas, para que estas se 'agarrem' ao prato.
. Colocar as camadas de bolachas de forma transversal para que as fatias de bolo fiquem mais consistentes. Por exemplo na primeira camada arrumam-se as bolachas encostando-as umas às outras pelo lado mais comprido, na segunda camada encostam-se pelo lado mais curto.
. Ao bater o último pacote de natas deixar engrossar um pouco mais para que a última camada fique bem coberta.
. Se não o quiserem muito doce, polvilhem com cacau por cima.


A Rita adorou a surpresa, valeu a pena ter acordado antes do sol para o preparar pela fresquinha e deixá-lo a descansar no frio!

4 comentários:

  1. este bolo deve ser delicioso e o facto de não ter forno é óptimo!
    Mas eu não conseguiria a proeza de acordar antes do nascer do sol para o fazer. que rica stepmom! bj e parabéns para a Rita :)

    ResponderEliminar
  2. A parte de não ir ao forno é que é boa!!!! Tem um aspecto fantástico... Parabéns à minha homónima...
    Bjs grandes

    Rita

    ResponderEliminar
  3. O bolo está mesmo apetitoso! Eu é que nem sempre consigo bater as natas como deve ser. :(
    Parabéns à Rita. :)

    ResponderEliminar
  4. que delíciaaaaa :) adoro bolo de chocolate e esse está lindo :)

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj