5.2.13

Tingida à Mão :: Hand Dyed






Tricotar é relaxante, é terapêutico, ajuda a concentração e eu adoro!
Além disso, acho que se devia ensinar a tricotar na escola, porque é uma arte que não se devia perder e devia ser transmitida pelas gerações mais velhas às mais novas.

Cada vez se ouve falar mais em workshops de tricot, em grupos de tricot, em aulas de tricot, mas... está sempre tudo voltado para os adultos! Porque não ensinar nas escolas, porque não passar estas capacidades aos miúdos e aos jovens?
Conhecem alguma escola que o faça? (eu não... e tenho tanta pena...)

Estas lãs são tingidas à mão pela Paula Carvalho, da Alfinete-Oficina de Retalhos, comprei-as este fim de semana e tenho andado a namorá-las... ainda não as posso transformar em obras feitas, porque tenho outros fios com peças por terminar, mas já sei o que vou fazer com elas...
;-)

(Se conhecerem alguma escola que ensine tricot aos seus alunos, partilhem comigo, ficarei menos preocupada com as próximas gerações!)


Knitting is relaxing, therapeutic, helps focus and I love it!
Besides, I believe that knitting should be taught in schools, such an art shouldn't be lost between generations... Elderly people should be able to teach it to younger ones.

Nowadays it easy to find a group of knitters, or a knitting class, however... it is only focused on teaching grown-ups! Why not teaching it in schools, why not try these skills with children and teenagers?
Do you know any school (in Portugal) that has knitting classes? (I don't... and I would like to see it...)

These are home hand-dyed yarns by Paula Carvalho, Alfinete-Oficina de Retalhos
I bought them last weekend and I've been flirting with them... I can not knit with them yet, I must finish other started projects before, but I already know what I will make with them...
;-)

(If you know any portuguese school with knitting classes, please let me know, I will be lesse worried about future generations!)

7 comentários:

  1. São lindíssimas!

    Não sei de nenhuma escola que ensine... mas pode ser que hajam mães, avós ou tias que vão ensinando à descendência...

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo ensinar os meus alunos!!! Tricot ou crochet. E é curioso como têm interesse! Tantos as raparigas como os rapazes!!!

    ResponderEliminar
  3. Também gostava de ser ensinado nas escolas! Curioso e irónico é que aqui no Alentejo as senhoras mais velhas fazem "malha" e "renda" e ficam com o nariz ao lado se vêem uma "jovem" nessas lides... e as outras "jovens" olham de lado... não percebo!

    ResponderEliminar
  4. a minha mãe é professora de tricot, de bordado, de crochet, de cozinhar.... mas na Lituânia!! lá é uma disciplina que faz parte de ensino secundário (: espero que não vai desaparecer..

    ResponderEliminar
  5. Na minha escola as "meninas" auxiliares educativas) ensinam alguns alunos. A semana passada estavam a ensinar um rapaz. Meti a minha colherada e esta semana já me veio mostrar os seus progressos;-)

    ResponderEliminar
  6. Na Islândia ensina-se na escola.
    Pode bem ser o santuário do tricot! :)

    ResponderEliminar
  7. A minha filha entrou este ano para o Instituto de Odivelas, como aluna externa para o quinto ano, e a professora de Educação Tecnológica está a ensiná-las a fazerem tricot. Vão ter de fazer uma peça pequena, como um gorro ou um cachecol, e conta para a nota da disciplina. Mas talvez isto aconteça por ser uma escola só feminina, sem rapazes. Mas acho que noutras escolas os rapazes também deviam aprender. Mal não lhes fazia :)

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj