7.1.13

Bolo de Banana :: Banana Cake



Ontem à tarde, mostrei no Facebook, imagens de um bolo que estive a fazer, que me aqueceu e perfumou a casa e que foi a nossa sobremesa ao jantar, só os dois, ele constipado e eu a tossir, deliciámo-nos com uma fatia cada um.

O pretexto foi o de usar o resto da cobertura de queijo-creme, que eles fizeram para os cupcakes do Reveíllon, porque sobrou mais do que se gastou.

Como não vos quero a cobiçar o nosso bolo, porque os miúdos hoje também o vão querer comer como sobremesa ao jantar, aqui fica a receita que uso já há alguns anos.

Começe por ligar o forno a 180º para que este aqueça enquanto faz o bolo, e pode untar uma forma redonda com 20cm de diâmtero (a minha tem um pouco mais, 22 ou 24).

Derretem-se 150gr de manteiga no micro-ondas (ou em banho-maria), colocam-se na batedeira juntamente com uma chávena de açúcar branco. Mistura-se bem. Juntam-se 2 ovos inteiros e uma chávena de banana esmagada (usei duas grandes, convém que estejam maduras). Bate-se tudo a uma velocidade baixa, para ligar bem. (Continua a ter uma massa um pouco líquida, está na hora de juntar a farinha.) Junte duas chávenas de farinha, gradualmente, onde já adicionou uma colher de chá de fermento em pó. Dissolva uma colher de chá de bicabornato de sódio em 3 colheres de sopa de leite e junte à massa. Bata a uma velocidade mais rápida durante pelo menos 2 minutos. E já está!
Agora é só despejar na forma e deixar que coza. O meu levou cerca de 40-50 minutos, esteja atenta e vá usando o truque de espetar um palito, ou um esparguete no meio, para ver se já está cozido.

Quando arrefeceu coloquei a cobertura que já tinha em casa e decorei com os bagos de romã, por ser Dia de Reis!

Resultado: iummmie!!!

I've showed this photo yesterday at my Facebook Fan Page. This is a banana cake recipe that we use often here at home. The reason to make this one was to use our left over cream cheese topping, that was made by the kids for their red velvet cupcakes for new year's eve party!

If you would like this recipe, please send me an e-mail, and I will translate it for you!

5 comentários:

  1. Anda aqui uma pessoa a tentar fazer dieta após Natal e depois vê estas coisas!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Isso está com óptimo aspecto. Estou tentada a esperimentar no fim de semana mas não tenho bicarbonato!! Achas que dá para fazer sem?

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que sim, Sandra, a função dele é ajudar o fermento a crescer (ou seja a levedar). Se usares farinha com fermento, podes dispensá-lo (digo eu!).

    ResponderEliminar
  4. ups reparei agora no meu erro, experimentar, claro!
    Ok vem aí um aniversário e vou ver como fica.

    ResponderEliminar
  5. Olá Sofia, experimentei e nem deu para tirar uma foto :o). (Encontrei bicarbonato aqui.) Fácil de fazer e uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj