26.10.11

Dia nacional da Áustria :: Oesterreiches Tag



Hoje é o Dia Nacional da Áustria e não é que eu seja austríaca, nem nada parecido, mas a minha maneira de ser e o meu modo de vida foi muito influenciado, logo de pequena, por uma grande amiga/irmã desse país - daí a minha homenagem!

A Hildegard, a Hilde para nós (lê-se Hilda), chegou às nossas vidas, minha, do meu irmão e dos meus Pais, quando eu tinha 6 anos e o meu irmão 3. Ela tinha 17 ou 18 anos e, através de um programa estudantil entre países, a AFS, foi recebida pela nossa família como membro da família. (a minha Mãe tinha destas coisas, como professora que era, dava muita importância à troca de experiências culturais que podemos adquirir através do conhecimento de outros povos, outros países, muitas viagens, e por aí fora... - o bichinho está em mim também, felizmente).

                                          (Esta é Feldkirch, a aldeia de onde ela é natural)

(Recomendo vivamente se têm filhos nestas idades informem-se sobre a possibilidade de eles fazerem este intercâmbio, é muito enriquecedor! Ou serem vocês a receber um estudante, é uma experiência única!)

Esteve connosco durante 1 ano, fez o 12º no Liceu Poeta António Aleixo, em Portimão, tal como eu mais tarde, e teve a minha Mãe como professora de Alemão (imaginem!). Em casa ela aprendia português connosco. E aprendeu muito rápido. Durante o mês de Setembro, ela aprendeu num ápice e estava pronta para ter aulas de português, ao lado dos restantes alunos da turma, no início do ano lectivo, que naquela altura começava em Outubro.

                            (Esta fotografia foi tirada no casamento do meu irmão, este Fevereiro)

Desde essa altura, 1978, nunca mais deixou de vir a Portugal, foi cá que conheceu o marido, um Alemão com ar de Português, que estava na base aérea de Beja, e era cá, mais precisamente na nossa casa em Portimão, que passavam e ainda passam férias sempre que podem.

Para mim, ela era uma irmã "crescida" loira e muito alta :-)
E a minha Mãe dizia que era ela que fazia a própria roupa... eu achava aquilo estranhíssimo e imaginava-a num tear a tecelar... vejam bem a tontice!

Mas o que é certo, é que essa vontade de fazer várias artes manuais também teve origem nessa irmã habilidosa que eu tenho a sorte de ter e que, já devem ter reparado, de vez em quando espreita por aqui e vai deixando os seus comentários - na maioria em alemão, é verdade!

Por tudo isto, muitos parabéns Hilde, pelo Dia Nacional do teu país!!!


5 comentários:

  1. que post mais bonito! gosto da maneira como descreves as pessoas especiais da tua vida :)

    ResponderEliminar
  2. Na mouche!
    Segui o link deste post e...ohhh que saudades! É que eu fiz Erasmus na Austria e, apesar de já terem passado 17 anos, guardo desses meses as melhores recordações.
    Obrigada por esta viagem, Sofia!

    ResponderEliminar
  3. Vielen Dank für deine "Homenagem",
    habe mich sehr gefreut. Aber noch mehr, dass du den Österr. National-
    feiertag kennst, echt beeindruckend.
    Schon interessant, wie lange wir uns schon kennen, und wie sich unsere
    Beziehung gewandelt hat,von einem
    schwesterlichen Verhältnis zu einer
    echten und tiefen Freundschaft, die
    Familien mit eingeschlossen. Hoffen wir, dass wir uns noch oft treffen können!
    Eu tambem nunca vou esquecer este ano ai em Portimao, como membro da tua familia.So fiquei com recordacoes bonitas, boas e ainda fico com uma querida,simpatica e sempra crescenta familia portuguesa.
    Um grande abraco
    da tua irma-austriaca
    Hildegard

    ResponderEliminar
  4. Grosses Bussi, Hilde, von hier bis da!!!!

    ResponderEliminar
  5. Wenn du im Moment vor dem PC sitzt,
    hätte ich eine Frage.
    Bist du bei Skype angemeldet?
    Wenn ja, dann könnten wir öfters miteinander reden.
    Ich schreib dir eine mail.
    Bussi auch!!!

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj