7.2.11

Projecto Felicidade: Happiness Project


Prontas para Fevereiro?
Eu não sei se estou... o tema deste mês, no Happiness Project é: o amor, o namoro, a relação a dois.
Parece fácil, não é? O amor é lindo! O namoro é um mar de rosas! São expressões que se ouvem e lêem em tantos postais nas montras das nossas lojas, durante este mês.
Mas para que tudo isso aconteça é preciso aprender a ceder, a ouvir, a partilhar, a manter a boca fechada em tantas ocasiões e... bem... e ... eu sou Algarvia, certo? Logo sou marafada! Quem é consegue que eu ouça o que não quero e não refile? Poucos. Às vezes, nem o meu Pai consegue, nem a minha Mãe conseguia... Vai ser um mês tramado!

Mas... desafio é desafio, e a vontade de melhorar também é muita, por isso vou me dedicar tanto quanto o fiz no mês passado.

Concordo com todas as sugestões dadas pela autora, por isso vou segui-las:


Vou fazer uma tradução livre (que me desculpem os meus professores de Tradução, da Faculdade, mas afinal também não estou a exercer aquilo que estudei!) e dizer - Deixa de ser chata!
É a melhor definição para esta expressão.

Deixar de arreliar por tudo e por nada. Porque ele não elogiou. Porque ele elogiou desta vez, mas das outras todas não. Enfim, estão a imaginar o filme, calculo!

  • Não ansiar por louvores ou sinais de gratidão.
Quem é que não gosta que digam - se não fosses tu, não tínhamos conseguido acabar esta tarefa tão complicada! Ou, se não fosses tu, não havia sobremesa para o jantar! Ou qualquer outra forma de apreciar o nosso trabalho, a nossa existência.

Fazer algo por que se gosta de fazer, não para se sentir aquela palmadinha nas costas ou a festa no rosto.
Porque se falha o louvor, chego rapidamente ao ponto um - nagging, chatear, porque não disseste e podias ter dito!

  • Discutir correctamente
Não arrastar para a confusão as situações anteriores que não foram resolvidas a tempo. Se tiver que haver uma discussão, que seja apenas pelo tema em causa, que não seja tudo empolado e cheio de mágoas da véspera, da semana anterior, do ano anterior!

  • Não empurrar tudo para ele
Esta é difícil - porque não vais tu levar o lixo, sou sempre eu?!
Este é mesmo só um exemplo, porque justiça seja feita, cá em casa as tarefas são mesmo partilhadas. As refeições são confeccionadas a meias, ou uns dias eu, outros dias ele. A roupa trato eu, a loiça trata ele. E tudo o resto também é feito da mesma forma, mas há sempre uma outra frase que sai - porquê que nunca fechas as gavetas?

  • Dar provas de amor
Parece fácil - um postal, um bombom, uma frase debaixo da almofada, um queijinho para o jantar, aquele vinho que ele gosta... mas isso é tudo efémero. Come-se o queijo, bebe-se o vinho, faz-se o brinde e no dia seguinte já passou.
Aqui é que entra aquela parte do - manter-me calada para não arranjar uma discussão desnecessária, ouvir, partilhar, ajudar sem ser - eu bem te disse!

Isto é o que me espera em Fevereiro, e o meu aniversário também é este mês, e o casamento do meu irmão também é este mês, e ainda tenho que perder as 400 gr que ganhei esta semana, e acabar o presente que quero oferecer aos nossos noivos, e... tantas outras coisas!

7 comentários:

  1. sem grandes rodeios, porque cá em casa as coisas também vão acontecendo bem repartidas...
    este é sem dúvida um desafio! ao fim de anos de convivência não me parece nada fácil fazê-lo com honestidade (a única maneira válida... a meu ver)
    muito empenho, é o que eu te desejo :)

    ResponderEliminar
  2. Grande Projecto, o deste mês!!! Casei pela igreja e quando estava a escolher as leituras o padre aconselhou uma que às tantas dizia "A Mulher silenciosa é um dom do Senhor". Na hora recusei a leitura e o Zé sorriu para mim;) De facto, apesar de não ser Algarvia, não sou de todo silenciosa!!! Mas fomos construindo a nossa relação e já lá vão 22 anos de casados e não sei quantos de noivado (talvez2!), apenas 6 meses de "namoro" porque depois... temos anos e anos de NAMORO:)) Foi tb em Fevereiro que ficámos noivos e por isso este fim de semana estamos de partida! Só os dois é melhor para namorar;)
    Força neste projecto e muitas felicidades para o teu irmão:)
    Bjnsss
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Um projecto bastante difícil, diria eu :) desejo-te sorte Sofia e um mês (uma vida) cheio de amor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fácil não será! O único consolo é que este é o mês mais curto do ano! Quando te irritares, pensa que falta pouco e tudo correrá bem!

    ResponderEliminar
  5. Rosário: por cá a vantagem é termos poucos anos de convivência, a desvantagem é a carga emocional que cada um de nós traz do anterior casamento (a paciência já vem com meia-dose gasta!). Obrigada pelo estímulo.

    Borboleta: Obrigada pela força e pelos votos para o meu irmão. Espero que namores muito este fim-de-semana :)

    Mina: Obrigaaaada!

    Sandra: O "pior" é que o desafio começa este mês, mas não acaba... é um projecto a longo prazo!!! Uuuui!

    ResponderEliminar
  6. Nada disto pode ser um desafio de um mês. Tem mesmo que ser um desafio permanente caso contrário não funciona.

    Fala a experiência de quem anda nisto há 30 anos + 4 de namoro.

    ResponderEliminar
  7. Excelente desafio do deste mês! Uma tarefa bem difícil, sem dúvida, mas com grandes recompensas. Boa sorte Sofia!

    margarida

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj