3.1.11

Projecto Felicidade: Happiness Project


O meu irmão ofereceu-me este livro no Natal, em conjunto com um caderno muito parecido com este (a diferença é que o meu não é diário, mas sim apenas pautado).
Comecei a lê-lo a semana passada. É leve, útil e aborda os temas de uma forma muito prática e engraçada. A ideia não é ser a pessoa mais feliz do mundo, nem sequer achar que quem não lê o livro não consegue atingir a felicidade - nada disso! São tópicos sobre como evitar aborrecimentos desnecessários, perdas de tempo com coisas e assuntos inúteis e tentar focar a nossa energia naquilo que é positivo, no que faz sentido, no que nos alegra e que nos faz sentir bem.
Não sei se o estou a descrever da melhor forma, mas o que vos quero dizer é que estou a gostar muito, e a anotar no caderno tudo aquilo que quero por em prática.
Comecei com o início do ano a mudar alguns hábitos. E percebi que, se vos contar alguns, a responsabilidade do compromisso "público" (entenda-se público, porque alguns de vós ainda me lêm... ahaha) obriga-me a cumprir os meus compromissos durante todo o ano... será?
Assim sendo, conto-vos os meus compromissos para o mês de Janeiro, cujo tema é "mais saúde e mais energia". Estes irão acumular com os compromissos dos meses seguintes, tal como consta no livro:
1- Vou passar a subir e descer escadas, evitando o elevador, sempre que me for possível. Isto inclui casa (moro no 5ºandar) e trabalho (trabalho no 3ºpiso de um grande edifício, onde é preciso constantemente subir e descer para tratar de alguns assuntos). Mas, como não sou fundamentalista e não me considero louca, se estiver carregada com sacos de compras ou outros bens igualmente pesados, nessa altura usarei o elevador!
2- Vou fazer dieta. Aliás, comecei hoje mesmo! Tenho 1,60m (mal medidos, porque na realidade são 1,59m, fui simpática com os Srs do Arquivo de Identificação e aumentaram-me 1cm!) e peso 67,300 kg (pesei-me hoje de manhã). Pretendo perder 300gr por semana. Para tal, conto com a ajuda do sobe-e-desce diário das escadas e com o corte das guloseimas durante a semana, vou deixar o pecado da gula, apenas para um dia no fim-de-semana!
3- Vou retomar as caminhadas que fazia no Verão - 3ªs e 5ªs vou andar, em passo acelerado, durante pelo menos 40 minutos e tentar fazer o mesmo aos Sábados ou aos Domingos!
4- Vou passar a dormir entre 7h a 8h, pelo menos 5 noites por semana!
E, por enquanto, é tudo!
A versão portuguesa do livro está disponível aqui ou aqui.
Volto a contar mais na próxima segunda-feira, passa a ser o dia do Projecto Felicidade - passo-a-passo :)
Também gostava de saber quais são as vossas intenções ou mudanças para 2011.
Quem conta primeiro?

9 comentários:

  1. Hallo Ana Sofia!
    Du hast dir sehr viel vorgenommen, alle Achtung. Aber vergiß nicht:
    Vorsätze sind da, dass man sie bricht! Denn sonst machen sie keinen Spass und ohne Spass geht gar nichts.
    Trotzdem viel Erfolg!!!
    Ich habe keine speziellen Vorsätze gemacht, ich will den anderen und mir Freude machen, und wenn mir das gelingt, wie und wo und wann auch immer, dann geht es allen gut und das ist das wichtigste.
    Alles Gute und Kopf Hoch!!
    Hildegard

    ResponderEliminar
  2. Acho muito bem essas resoluções! Também quero andar mais a pé, incluindo ir a pé para o trabalho (meia hora em passo acelerado). Também quero perder uns quilinhos, levantar-me sempre cedo, enfim... Postei as minhas resoluções aqui http://doaltodasminhassabrinas.blogspot.com/2011/01/new-year-resolutions-resolucoes-de-ano.html se quiseres dar uma espreitadela...
    bj
    rita

    ResponderEliminar
  3. Ja, klar, Hilde, ich wird auch Vorsätze brechen, ganz sicher :)

    Rita, vou já espreitar :)

    ResponderEliminar
  4. Boas resoluções... devia seguir o teu exemplo. :)

    ResponderEliminar
  5. PARABÉNS!Numa semana já conseguiste imenso, espero que as novas resoluções não te façam esquecer as primeiras.
    Eu não fiz nenhuma, aliás, uma, mas à força, e que vai ser muuuiiito difícil: gastar menos dinheiro...
    bjo

    ResponderEliminar
  6. Olá mãe,
    Agora já percebi porque é que vais de escadas todos os dias!!
    Gosto das tuas resoluções, agora só é preciso cumprir todas!

    Beijinhos
    I.

    ResponderEliminar
  7. Olá Sofia,
    sou filha da Sofia Menezes, foi a minha querida mãe que ao ouvir os meus desabafos sobre ter engordado 6kg em Itália que me disse para vir ver o seu blogue e este projecto, decidi que quando voltar para Lisboa (dia 31 Janeiro) vou começar logo por pôr em prática o mesmo que fez: também moro no 5º andar por isso irei subir de escadas, não vou comer porcarias, tentarei jantar só sopa e quero inscrever-me no ginásio, para mim as caminhadas não funcionam porque me posso "cortar" quando me apetecer, enquanto que se souber que tenho aula no ginásio que estou a pagar irei de certeza.
    Boa sorte com o seu plano!

    ResponderEliminar
  8. Olá Sofia

    Espero que as suas resoluções simples as cumpra. Parecem-me saudáveis. Um beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá, Isa
    Consegui algumas delas, mas não desisti das que ficaram por cumprir - 2012 vai ser outro ano de investimento neste projecto!
    Bjns

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj