17.5.10

Curiosidades

Uma das coisas curiosas que vimos por terras de África, foi este conjunto de pedras assim disposto... cuidadosamente empilhadas umas em cima das outras.

No passeio que demos ao sul da ilha da Boa Vista, numa carrinha com tracção às muitas rodas que tinha, porque naquela paragem é impossível circular de outro modo - só há 12 kms de alcatrão, que é a distância entre o Aeroporto e a capital da ilha, a vila de Sal Rei - cruzámo-nos com este "mistério".
Como turistas, é claro que achámos logo que teria algum significado, ainda para mais estávamos em África, com certeza seria algum ritual, quiçá tribal, enfim... manias dos ocidentais "nabos e curiosos"!

A explicação é simples:
Este era um local onde os habitantes aguardavam a passagem de veículos que os transportavam para a vila, e enquanto esperavam, entretinham-se a brincar com as pedras. Assim surgiram estes "nano-mini-micro-pequenos-e-médios" monumentos!
Ao saber desta história simples, mas curiosa, há turistas que param aqui de propósito para aumentar o número das obras expostas, como podem ver pela última imagem.

8 comentários:

  1. Agora percebo a ausência prolongada!!!
    Boa semana:)

    ResponderEliminar
  2. Superinteressante.
    Não conhecia o seu blog. Muito bom!
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. que giro :) (e ainda bem que estás de volta!)

    ResponderEliminar
  4. Hallo meine Liebe!
    Schön,dass du Bilder aus Afrika zeigst. Diese "Steinmännchen" ( so nennen wir diese Skulpturen) gibt es auch bei uns, entweder auf den Bergen oder an Flussläufen, aber immer sehr beeindruckend und immer sind sie am wachsen, Stein auf Stein....
    Bussi!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do seu cantinho virtual. Com certeza vou voltar mais vezes.
    Bjkas e uma ótima quarta-feira.

    ResponderEliminar
  6. Que história divertida! Eu vi uma série de pedras assim empilhadas no Peru, mas lá existia um significado mais espiritual por trás! Rs...

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj