5.3.10

Patchwork

Gosto muito de aprender.

Não sei se é por ter sido filha de professora, mas sempre gostei de ser aluna, é claro que na fase da faculdade não gostava de exames, ficava com dores de estomago na manhã desses dias, nem me apetecia comer, mas também quem é que gosta de ir para um exame, sabendo que não estudou o suficiente?! Eu, não!

Mas do ambiente escolar, dos professores, de aprender coisas novas, gostava.

E foi com esse espírito que no mês passado fui aprender, ou melhor ambientar-me à terminologia do patchwork com a Luísa da Dotquilts, aquela loja onde me costumo perder por entre tecidos bonitos.
E para começar e não errar muito, comecei com uma peça fácil: uma almofada!


O patchwork, associado ao quilt(acolchoar), que eu ainda não experimentei, está muito difundido na América e por isso as técnicas são ensinadas em inches (polegadas) e yards (jardas). Assim, rapidamente tive que ajustar o cérebro a estas medidas e esquecer os centímetros e os metros.


Ao princípio não é fácil, asseguro-vos, mas como também gosto de matemática, entrei no esquema com facilidade. Quadradinhos ao centro, barra laterais a terminar em bico e muita atenção e paciência são os ingredientes básicos desta almofada. Depois é só juntar 2 aulas e algum trabalhinho de casa e sai isto!
Ficou como eu queria, em tons encarnados para condizer com a nossa sala e com um ar bem português, graças à chita que predomina a peça.

Ainda hei-de ir aprender a arte do quilting ou acolchoamento para fazer colchas para as quatro camas da miudagem cá de casa! Quando houver tempo... ele já estica tanto, por estas bandas, que não posso pedir mais.

15 comentários:

  1. hallo Ana Sofia,
    ein sehr schönes geschmackvolles Kissen, Glückwunsch! habe gar nicht gewußt, was für Talente in dir stecken, aber probieren geht über studieren, nicht wahr?
    Ich freue mich für dich, dass du Freude an Handarbeiten hast und freue mich, dass ich dann im Sommer alle deine Kunstwerke persönlich in Augenschein nehmen kann. Bussi
    Hildegard

    ResponderEliminar
  2. Que tal um tradutor para perceber estas mensagens em alemão?

    Não é por isso que estou a escrever, mas sim para te dizer que adorei o resultado final da almofada, está muito gira e parece perfeitinha. Parabéns pelo feito.
    A minha está à espera de tempo para ser acabada.
    See you tomorow.

    ResponderEliminar
  3. Está linda! Quem me dera arranjar um tempinho para também ir até Lisboa aprender com aquela que penso ser uma óptima professora e muito conhecedora da técnica! Por enquanto, contento-me com duas visitinhas à loja!

    ResponderEliminar
  4. Que bom Sofia! Também gostava muito de frequentar um workshop de patchwork, quem sabe um dia? 4 Camas? Ena, ena!!!
    Bjs*

    ResponderEliminar
  5. Oh, how I wished I could read Portugese :-) But I can admire these lovely pillows that you made, beautiful, I love the colours!

    ResponderEliminar
  6. Bem gira!!!
    E a Luísa sabe do assunto :-)
    Ficaos à espera de ver mais, e mais e mais :-)))

    ResponderEliminar
  7. Que lindo, sempre quis aprender patchwork! Quem sabe um dia???

    ResponderEliminar
  8. uau, que giras!

    Aprender é mesmo bom :)

    ResponderEliminar
  9. Também gostava de frequentar uns quantos workshops, isto de ser auto-didacta às vezes dá asneira! Mas o tempo e o dinheiro não esticam. Estes meus filhos têm me arranjado todos os meses extras e eu acabo por estar sempre a adiar os meus projectos. Mas tenho muito com que me entreter, por enquanto!!!
    Boa semana;)

    ResponderEliminar
  10. Mas que almofada tão bonita! Parabéns, Sofia.

    ResponderEliminar
  11. Hilde: ich freue mich sehr, dir zu wiedersehen!

    Patrícia: Obrigada, a tua tem umas cores lindas e vai ser um sucesso, quando terminada!

    Sandra, Deva e Sofia (Borboleta): contactem a Luísa, ela dá aulas até no final do dia ou aos sábados de manhã. Eu fui lá duas vezes, não foi workshop programado.


    Karin: thank you for your visit - I'm considering writting in english too, one of these days - it is just one pillow, and it was my first patchwork experience :)

    Obrigada Dina, Margarida e Margarida!

    Camila, podes sempre vir até Portugal, só com o pretexto de vir aprender patchwork, legal não?

    ResponderEliminar
  12. que bonito trablaho ! a luisa deve ser optima professora, não é ?

    ResponderEliminar
  13. 5 anos de alemão para me ficar quase apenas pelo Ana Sofia! já nem sei o que ía dizer...

    ResponderEliminar
  14. Rosário: Como eu te compreendo... Sinto-me sempre enferrujada no alemão! Wir mussen reden und deutsche Büchen oder die deutsche Burda lesen, nich war?

    Vera: a Luísa é excelente, marquei nova aula, desta vez já com um pézinho no quilt. Vamos ver como corre...

    ResponderEliminar
  15. aus den Augen ... aus dem Herzen! (não sei se existe em alemão...) mandei-te um mail mas veio devolvido :(

    ResponderEliminar

Se estás aí, diz qualquer coisa, sou curiosa, gosto de saber o que pensas.
Bj